Projeto de Formação



E.M.E.B. PROFª NADIA APARECIDA 
ISSA PINA

     
A escola é o espaço propício ao desenvolvimento cognitivo, social e democrático dos estudantes, onde se aprimoram as potencialidades, respeitando-se os diferentes ritmos e tempos de cada  um e onde a construção do conhecimento ocorre por meio das relações entre indivíduos dentro de seu cotidiano.
     O estudante é o sujeito da aprendizagem, ser pensante que levanta hipóteses sobre o mundo. Cada ser é único, sendo assim é preciso acreditar e valorizar o respeito às diferenças, diminuindo as barreiras à aprendizagem para atender a todos.
       Primamos pelo trabalho em parceria, no qual escola e comunidade atuem conjuntamente.      Nesse sentido, a escola, compartilhando com os  pais/responsáveis  os mesmos interesses na formação do aluno, ao mesmo tempo em que estabelece o diálogo entre escola e família, fomenta a participação ativa e o comprometimento dos pais/ responsáveis  e profissionais da educação no processo educacional dos alunos.
     Acreditamos que os funcionários desenvolvem um papel formador no ambiente escolar, zelando pela integridade, o bem estar social e promovendo a convivência e o respeito à diversidade. O trabalho em parceria da equipe visa formar cidadãos críticos, éticos, participativos, responsáveis e conscientes do papel transformador que exercem sobre o meio em que vivem, construindo conhecimentos e ações que despertem para a prática do exercício da cidadania. 



Plano de Formação para os Professores:

       
RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Justificativa: Em nosso dia-a-dia existem conflitos das mais diferentes ordens. A escolha da formação com foco na resolução de conflitos interpessoais se deu em função deste tipo de conflito ser recorrente no ambiente escolar e por acreditarmos que a capacidade para enfrentá-los não é inata, mas sim fruto de uma educação intencionalmente voltada para este fim.  Os conflitos da vida cotidiana estão nas relações interpessoais e suas resoluções dependem do desenvolvimento moral, dos recursos cognitivos e afetivos das partes e da capacidade que ambas têm em resolvê-los.
Conforme consta na concepção pedagógica do PPP de nossa U.E. elaborada pelo grupo, acreditamos que um caminho possível para a efetivação de um trabalho pedagógico que tenha o aluno como protagonista é o exercício dos quatro pilares da educação definidos pela UNESCO:
Aprender a conhecer
Aprender a conviver
Aprender a fazer
Aprender a ser
“Dado que os conflitos interpessoais estão sempre acompanhados de sentimentos que constituem, em muitas ocasiões, a própria causa dos conflitos (ofensas, insultos, falta de valorização, medo etc), consideramos que a aprendizagem da resolução de conflitos deve ser precedida ou acompanhada de uma aprendizagem emocional que dotará os (as) alunos(as) dos conhecimentos imprescindíveis sobre seu próprio comportamento  emocional e sobre o das demais pessoas.” (SASTRE,2002)

Objetivos (que os professores possam...)
Ø  Estudar o conceito de conflito.
Ø  Refletir sobre diferentes estratégias de resolução de conflitos.
Ø  Refletir sobre as atividades que são propostas na Rotina considerando a construção de um ambiente sócio-moral.
Ø  Socializar situações conflituosas recorrentes em sala de aula e discutir sobre o papel do professor diante delas.
Ø  Compreender o conceito de sanção por reciprocidade.
Ø  Valorizar os momentos de escuta dos alunos.
Ø  Compreender o papel da escola e das famílias na formação moral do aluno.
Ø  Garantir no planejamento momentos em que os alunos possam opinar, discutir ideias, realizar escolhas...
Conteúdos:
·         Conceito  de autonomia.
·         A linguagem do educador.
·         Conflitos interpessoais.
·         Processo de resolução de conflitos em uma perspectiva construtivista.
·         Sanções Expiatórias X Sanções por Reciprocidade
·         Assembléia escolar.
·         Bilhetes.
·         Parceria escola/ família (compartilhar ou transferir responsabilidades?)
Estratégias:
Ø  Trocas de experiências entre os pares.
Ø  Estudos de material teórico.
Ø  Discussões em subgrupos.
Ø  Tematizações de práticas.
Ø  Sensibilizações por meio de imagens e vídeos.
Ø  Acompanhamento da Rotina das turmas.
Ø  Acompanhamento dos Instrumentos Metodológicos.


Referências bibliográficas:

·         Assembleia Escolar: Um caminho para a resolução de conflitos - Ulisses Araujo.
·         Resolução de Conflitos e Aprendizagem Emocional - Genoveva Sastre e Montserrat Moreno
·         Moralidade Infantil - Telma Pileggi Vinha
·         Os conflitos interpessoais na relação educativa - Tese de doutorado- Telma Pileggi Vinha
·         Proposta Curricular de SBC
·         Indisciplina na escola - Julio Groppa Aquino
·         O relacionamento coercitivo ou controlador -  Rheta DeVries/ Betty Zan
·         A criança difícil - Rheta DeVries/ Betty Zan
·         Espaço para crescer- Michelle G. Zachlod

Responsáveis pela formação:
Equipe gestora.

Avaliação

       A avaliação do plano de formação será processual, ocorrerá: durante o acompanhamento do trabalho nos diferentes espaços e momentos formativos, nas devolutivas individuais com cada professor, nos momentos de sistematização das discussões, na leitura dos registros e observações da rotina de cada turma e ao final do plano, por meio de instrumento específico a ser elaborado. 

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