1º Encontro
FORMAÇÃO: 14 de Maio
“ RESOLUÇÃO
DE CONFLITOS ”
Apresentação do plano de formação 2013
Apresentação do plano de formação 2013
Fonte- Livro: “O educador
e a moralidade infantil:
Uma visão construtivista”
Telma Pileggi Vinha, 2009.
Dados de inúmeras pesquisas têm
comprovado as conclusões de Piaget a respeito do desenvolvimento moral,
indicando que o que parece interferir nesse desenvolvimento é o tipo
das interações estabelecidas nos ambientes em que a criança vive. Dessa forma,
para que a criança construa sua própria autonomia moral, que é a capacidade de
governar a si própria, é necessário que ela esteja inserida em um ambiente de
respeito mútuo, em que o autoritarismo do adulto seja minimizado, e os
indivíduos que se relacionam
considerem-se como iguais e respeitem-se reciprocamente.
É preciso que a criança tenha a
oportunidade de participar da elaboração das regras, que possa discutir,
estabelecer relações, tomar decisões e assumir pequenas responsabilidades.
Autonomia não é o mesmo que individualismo, ou liberdade para fazer o que se
quer; significa coordenar os diferentes fatores relevantes, para decidir agir
da melhor maneira para todos os envolvidos(...)
Para
Piaget a pessoa autônoma considera por
decisão própria, o outro além de si. Dessa
forma, ele não contempla “autonomia” como uma simples independência em fazer
coisas sem o auxílio de alguém. “Ao contrário, o indivíduo que é autônomo
moralmente segue regras morais próprias, regras que emergem dos sentimentos
internos da necessidade de considerar como tratar os outros.” ( De Vries & Zan, 1995, p.9)