1º Encontro


FORMAÇÃO: 14 de Maio


RESOLUÇÃO DE CONFLITOS ”
Apresentação do plano de formação 2013


Fonte-  Livro: O educador e a moralidade                  infantil: Uma visão construtivista”             Telma   Pileggi Vinha, 2009.

Dados de inúmeras pesquisas têm comprovado as conclusões de Piaget a respeito do desenvolvimento moral, indicando que o que parece interferir nesse desenvolvimento é o tipo das interações estabelecidas nos ambientes em que a criança vive. Dessa forma, para que a criança construa sua própria autonomia moral, que é a capacidade de governar a si própria, é necessário que ela esteja inserida em um ambiente de respeito mútuo, em que o autoritarismo do adulto seja minimizado, e os indivíduos que se relacionam  considerem-se como iguais e respeitem-se reciprocamente.
É preciso que a criança tenha a oportunidade de participar da elaboração das regras, que possa discutir, estabelecer relações, tomar decisões e assumir pequenas responsabilidades. Autonomia não é o mesmo que individualismo, ou liberdade para fazer o que se quer; significa coordenar os diferentes fatores relevantes, para decidir agir da melhor maneira para todos os envolvidos(...)
  Para Piaget a pessoa autônoma considera por decisão própria, o outro além de si. Dessa forma, ele não contempla “autonomia” como uma simples independência em fazer coisas sem o auxílio de alguém. “Ao contrário, o indivíduo que é autônomo moralmente segue regras morais próprias, regras que emergem dos sentimentos internos da necessidade de considerar como tratar os outros.” ( De Vries & Zan, 1995, p.9)



Copyright © 2013 FORMAÇÃO NADIA Traduzido por: Templates para Blogger - Anime OST.