HTPC 24.09
Pauta
Direitos de
Aprendizagem
Leitura
- Ler textos não verbais, em diferentes suportes.
- Ler textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros) com autonomia.
- Compreender textos lidos por ouras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos.
- Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos (pelo professor ou pelas crianças).
- Reconhecer as finalidades de textos lidos (pelo professor ou pelas crianças).
- Ler em voz alta com fluência , em diferentes situações.
- Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou por outro leitor experiente OU de forma autônoma.
VIII.
Realizar inferências em textos de diferentes gêneros e temáticas,
lidos pelo professor ou por outro leitor experiente OU com autonomia
IX.
Estabelecer relações lógicas entre as partes
de textos de diferentes gêneros e
temáticas, lidos pelo professor ou por outro leitor experiente OU com
autonomia.
X.
Apreender
assuntos/temas tratados em textos diferentes gêneros lidos pelo professor ou por outro leitor
experiente OU com autonomia
XI.
Interpretar frases e expressões em textos de
diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou por outro leitor
experiente OU com autonomia.
XII.
Estabelecer relações lógicas de
intertextualidade na compreensão de textos diversos.
1)
Textos literários ficcionais.
São
textos voltados para a narrativa de fatos e episódios do mundo imaginário (não
real). Entre estes, podemos destacar: contos, lendas, fábulas, crônicas, obras
teatrais, novelas e causos.
Agrupamentos, gêneros e esferas discursivas
2) Textos do patrimônio oral, poemas e letras de músicas.
Os textos do patrimônio oral, logo que são produzidos têm autoria,
mas, depois, sem um registo escrito, tornam-se anônimos,
passando a ser patrimônio das comunidades. São exemplos: as trava- línguas, parlendas, quadrinhas, adivinhas,
provérbios.
Também fazem parte do segundo agrupamento os poemas e as letras
de músicas.
3.
Textos com a finalidade de
registrar e analisar as ações humanas individuais e coletivas e contribuir para que as experiências sejam guardadas na memória das pessoas.
Tais
textos analisam e narram situações vivenciadas pelas sociedades, tais como as
biografias,
testemunhos orais e escritos, obras
historiográficas e noticiários.
4) Textos com a finalidade de construir e fazer circular entre as pessoas o conhecimento escolar/científico.
São textos mais expositivos, que
socializam informações, por exemplo, as notas de
enciclopédia, os verbetes de dicionário, os seminários orais, os textos didáticos, os
relatos de experiências científicas e os textos de divulgação científica.
5) Textos com a finalidade de debater temas que suscitam pontos de vista diferentes, buscando o convencimento do outro.
Com base nos textos do
agrupamento 5 os sujeitos exercitam suas
capacidades argumentativas. Cartas de
reclamação, cartas de leitores, artigos
de opinião, editoriais, debates regrados
e reportagens são exemplos de textos com
tais finalidades.
6) Textos com a finalidade de divulgar produtos e/ou serviços - e promover campanhas educativas no setor da publicidade.
Também aqui a persuasão está
presente, mas com a finalidade de fazer
o outro adquirir produtos e/ou serviços
ou mudar determinados comportamentos.
São exemplos: cartazes educativos,
anúncios publicitários, placas e faixas.
7) Textos com a finalidade de orientar e prescrever formas de realizar atividades diversas ou formas de agir em determinados eventos.
Fazem parte do grupo sete os
chamados textos instrucionais, tais como
as receitas, os manuais de uso de
eletrodomésticos, as instruções de
jogos, as instruções de montagem e os
regulamentos.
8) Textos com a finalidade de orientar a organização do tempo e do espaço nas atividades individuais e coletivas necessárias à vida em sociedade.
São eles: as agendas, os
cronogramas, os calendários, os quadros
de horários, as folhinhas e os mapas.
9) Textos com a finalidade de mediar as ações institucionais.
São textos que fazem parte, principalmente, dos espaços de trabalho:
os requerimentos, os formulários,
os ofícios, os currículos e os avisos.
10) Textos epistolares utilizados para as mais diversas finalidades.
As cartas pessoais, os bilhetes,
os e-mails, os telegramas medeiam as
relações entre as pessoas, em diferentes
tipos de situações de interação.
11) Textos não verbais .
Os textos que não veiculam a
linguagem verbal, escrita, tendo,
portanto, foco na linguagem não verbal,
tais como as histórias em quadrinhos só
com imagens, as charges, pinturas,
esculturas e algumas placas de trânsito compõem tal agrupamento.
O TRTRABALHO
COM OS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA:
DIVERSIDADE E PROGRESSÃO ESCOLAR ANDANDO JUNTAS
Ano 03 Unidade
05
Brasília 2012
MEC
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